domingo, 18 de agosto de 2013

Os Simpsons e a minha Tese

Passou na Fox um episódio da 20ª temporada de Os Simpsons. Nesse episódio os personagens tentam contornar o problema do cadastro escolar de Springfield. Homer e Marge ficam sabendo que a cidade que oferta o melhor ensino público dos Estados Unidos é a cidade de Waverly Hills (qualquer semelhança com a verdadeira Beverly Hills não é mera coincidência). Os Simpsons decidem contornar esse problema de um jeito bem peculiar e coerente com as presepadas da família: Homer procura o mais barato apartamento que seu dinheiro pode alugar em Waverly Hills (um verdadeiro muquifo de um cômodo e sem banheiro), só para ter um endereço no distrito e assim conseguir que Bart e Lisa estudarem lá.

Esse é exatamente o assunto da tese que defendi no último mês de Julho. Em Belo Horizonte, o sistema de cadastro escolar adota um critério de proximidade para a sugestão das matrículas dos alunos. O problema disso é que as melhores escolas de BH se situam nas áreas mais próximas dos bairros de maior renda (os bairros Waverly Hills de BH). Fazendo um paralelo com o episódio do Simpsons mencionado, imagine um pai chamado Romero, que mora no Jardim Canadá, e decide alugar uma pequena kitinete no Santo Agostinho para o filho estudar na EE Pandiá Calógeras, uma das melhores estaduais de BH.

Uma parte engraçada do episódio é que Waverly Hills possui um fiscal para saber se os pais realmente moram lá e não estão tentando burlar o sistema. Por conta disso, Homer tem de realmente morar no apartamento alugado até que receba a visita do fiscal. Veja como o sistema que antes era gratuito se torna caro: a família precisa alugar para ter um ensino melhor (está de certa forma "pagando" pelo ensino) e o sistema público precisa de fato conferir se as pessoas moram em Waverly Hills, um custo privado e um público, dois ônus advindos de lacunas do sistema.

Assista aqui o episódio para ver o que acontece no final. Em Belo Horizonte não sei se alguma família mantém um endereço fantasma para conseguir vaga em uma melhor escola pública, provável que não. O que existe é tentar conseguir endereços de familiares, amigos, e do trabalho. Convenhamos que a solução do Homer é cara demais considerando que no Brasil escolas particulares são mais comuns e algumas mais acessíveis do que escolas particulares nos EUA. Uma possível solução abordada na tese é tentar fazer com que o sistema se aproxime da real preferência dos pais, ao mesmo tempo em que se tenta deixar o sistema público de educação mais homogêneo.

Nenhum comentário: